Um agente da Guarda Civil Municipal de São Paulo, de 50 anos, foi preso na manhã desta quarta-feira (13), em Ferraz de Vasconcelos, por suspeita de tentar estuprar uma mulher em um ponto de ônibus. Segundo a Polícia Militar, o homem estava armado e vestia apenas uma capa de chuva no momento do crime.
A vítima, de 40 anos, contou aos policiais que esperava pelo ônibus no Jardim São João, às 5h, quando foi abordada pelo suspeito, que vestia uma capa de chuva. Ele mostrou uma arma, roubou a bolsa dela e a virou de costas. Ela, então, percebeu que ele estava nu.
Ainda de acordo com a polícia, o homem praticava atos libidinosos contra a vítima, quando o ônibus apareceu e lançou o farol alto contra eles. O suspeito fugiu em um carro, mas testemunhas conseguiram anotar a placa e acionaram a PM.
"Estava chegando no ponto de ônibus quando fui abordada por um indivíduo que estava vestido numa capa de chuva, totalmente pelado, com uma arma na mão. Isso era por volta de umas 4h38. Aí ele encostou, falou que não era pra mim se mexer, que era para ficar quietinha. Eu fiquei, eu falei: 'calma, calma'. Ele falou: 'não fala nada, fica quieta'. Aí eu falei: 'pode levar minha bolsa'. Ele falou: 'eu só quero o celular'. Eu falei: 'tá dentro da bolsa'. Eu dei a bolsa para ele. Aí, nisso, o ônibus que eu pego estava quase passando, aí ele pegou a minha bolsa, aí ele mandou eu virar. Quando eu virei, ele ficou se esfregando pelado atrás de mim. Aquilo foi muito constrangedor", contou a vítima
Com a informação, a polícia descobriu o endereço do guarda. Na casa, conversaram com a esposa, que contou que ele havia saído com destino ao trabalho, na capital. Os agentes também foram informados de que o homem estacionava seu veículo nas proximidades da estação ferroviária e seguia o trajeto de trem.
Os policiais afirmam que conseguiram entrar em contato com o suspeito e disseram a ele que o carro, que havia deixado estacionado, estava danificado e que ele precisaria retornar ao local. Quando voltou, foi reconhecido pela vítima. O GCM teria confessado o crime e acabou sendo preso.
A arma que teria sido utilizada por ele não foi localizada. O caso foi registrado no DP Central de Ferraz de Vasconcelos.
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana, informou que foi aberto um procedimento de apuração interno, iniciado a partir da ocorrência envolvendo o agente, que aplicará as sanções disciplinares e administrativas previstas em lei, podendo levar à exoneração do servidor. A Guarda Civil Metropolitana está acompanhando o caso com uma Ronda Disciplinar prontamente enviada ao local para acompanhar o registro da ocorrência.
"A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a Guarda Civil Metropolitana repudiam e combatem cotidianamente qualquer tipo de violência, especialmente contra a mulher. A formação dos guardas civis metropolitanos inclui capacitação com foco educativo sobre masculinidade e gênero. O enfrentamento à violência contra a mulher é enfatizado em treinamentos específicos para os agentes em geral, além do treinamento especializado para os agentes do Programa Guardiã Maria da Penha."
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/5/6/U3CNSBQ3umhRPcRot4jg/estupro-ferraz.jpg)
No comments:
Post a Comment